Páginas

10 de outubro de 2006

Leitura recomendada: Pequeno Príncipe

Nas últimas semanas resolvi ler esse pequeno livro. Pode parecer um pouco "tolo" à princípio pois é um livro infantil. Mas é exatamente ai que nós adultos nos enganamos. É muito menos um livro infantil do que parece. É um livro que resgata um pouco a criança que existe em nós.

Me fez pensar nas obrigações que a vida nos impõe quando crescemos e que aceitamos muitas vezes sem ponderar.

Adoro livros que me fazem pensar. E principalmente aqueles simples.

As vezes temos um dom inato para complicar as coisas. Para explicar aqui o que no livro eu entendi com poucas frases sinto que é necessário escrever tanto. Por isso deixo a cargo de vocês lerem o livro e depois eu os convido à cometá-lo comigo (ou com quem vocês quizerem).

Para quem se interessou pelo livro, vou comentar uma passagem (se você ler no livro vais ser muito mais simples.. hehehe):
As figuras que ilustram o livro (como o desenho acima) são muito simples e belas e o livro começa falando sobre um desenho de um chapéu. Isto é, o autor conta de um desenho que ele fez quando criança. E a todo e qualquer adulto que ele mostrava seu trabalho, este lhe dizia ser um chapéu. Porém a intenção do menino era outra. Ele desenhou uma cobra constritora que devorou um elefante:


Como nenhum adulto entendia seu desenho, ele resolveu fazer um outro desenho para se explicar melhor:



Mas mesmo assim é difícil para um adulto entender. E na maior parte das vezes eles preferiam o desenho do chapéu. O que fez com que o menino perde-se a vontade de desenhar.

Essa pequena passagem mostra um pouco como vai ficando limitada a nossa visão. Não aceitamos diferentes formas de pensar, pelo menos não o fazemos facilmente. Senão o que seriam dos conflitos étnicos e religiosos?


E você? Ainda enxerga apenas o chapéu?